Desvendando Textos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obatala na ÁFRICA

2 participantes

Ir para baixo

Obatala  na ÁFRICA Empty Obatala na ÁFRICA

Mensagem  jardel90 Qua 13 Mar 2013 - 20:01

ÒRISÀNILÁ ou Obàtálá na África, "O Grande Òrìsà" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia yoruba, é o criador do mundo, dos homens, animais e plantas. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumare e é considerado o maior de todos os Orixás.
É o mais velho dos Òrìsás, o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Òòsààlà. Êle não é feito, faz-se Ayrà ou Òsun Oparà. É o pai de Osàlúfón, que por sua vêz é o pai de Osoguian, tão grande e poderoso é Obàtálá que não se manifesta, sua palavra transforma-se, imediatamente, em realidade.
Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos, preside o nascimento, a iniciação e a morte. É o responsável pelos defeitos físicos, e é corcunda porque recusou-se a fazer uma oferenda de sal numa cabaça e Èsù castigou-o pregando a cabaça nas costas, razão pela qual não come sal: comer sal para êle constitui um ato de auto-canibalismo. Ele deu a palavra ao homem e durante suas festas não se fala, durante três semanas tudo é silêncio, pois a palavra é dele.

EQUIPE:
Jardel
Júlio Anderson
Jackson Falcão
José Nilo
Flipe Matias


jardel90

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Obatala  na ÁFRICA Empty Comentário da atividade.

Mensagem  Fernanda Lima Dom 31 Mar 2013 - 14:56

Meninos, a proposta de atividade era escolher uma narrativa(mito ou conto) africano e produzir o resumo para a construção de uma fotonovela.

Vocês não escolheram uma história com os elementos e momentos da narrativa, assim a produção da fotonovela ficou mais difícil.

Tenham mais atenção as instruções dadas em sala, pois sei o quanto são criativos e capazes.

Beijos.
Fernanda Lima
Fernanda Lima
Admin

Mensagens : 142
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 35
Localização : Fortaleza

https://fernandalima.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos